Dobrar - Pôr dobrado. Fazer curvar, vergar ou torcer. Voltar. Passar além de. Passar por (para tomar outra direcção). Duplicar. Tornar mais forte, mais intenso, mais activo. Demover, modificar. Induzir. Fazer ceder, obrigar, coagir. Gorjear, cantar. Executar uma dobragem. Conseguir uma volta de avanço sobre alguém. Substituir um actor. Tocar (o sino) a finados. Duplicar-se;Ceder. Dar a volta. Multiplicar-se.

sábado, 14 de abril de 2012

Maiakovski

As palavras do poeta resumem o meu estado de alma:

Eu
à poesia
só permito uma forma:
concisão,
precisão das fórmulas
matemáticas.
Às parlengas poéticas estou acostumado,
eu ainda falo versos e não fatos.
Porém
se eu falo
"a"
este "a"
é uma trombeta-alarma para a Humanidade.
Se eu falo
"b"
é uma nova bomba na batalha do homem.

de "v international"

Irritações geométricas

Tudo começou uns tempos atrás, quando comecei a ler Os cus de Judas de António Lobo Antunes, entretanto parei e recomecei agora.
Algo me irrita neste livro, o uso impreciso de palavras no intuito de parecer culto, ou de criar sensações.

"Por essa época, eu alimentava a esperança insensata de rodopiar um dia espirais graciosas em torno das hipérboles majestáticas do professor preto [professor de patinagem], vestido de botas brancas e calças cor-de-rosa, deslizando no ruído de roldanas com que sempre imaginei o voo difícil dos anjos de Giotto, a espanejarem nos seus céus bíblicos numa inocência de cordéis."

li, parei, reli e reli...
Não nos questionemos sobre rodopiar espirais, faz o seu sentido. Apenas como é que o professor pode andar em hipérboles num ringue? Não será elipses? E o que significa inocência de cordéis?

Muito mais tarde:

"Não, a sério, a felicidade, esse estado difuso resultante da impossível convergência de paralelas de uma digestão sem azia com o egoísmo satisfeito e sem remorços, continua a parecer-me, a mim, que pertenço à dolorosa classe dos inquietos tristes, eternamente à espera de uma explosão ou de um milagre, quaquer coisa de tão abstracto e estranho como a inocência, a justiça, a honra, conceitos grandiloquentes, profundos e afinal vazios que a família, a escola, a catequese e o Estado [Novo] me haviam solenemente impigido para melhor me domarem, para extinguirem, se assim me posso exprimir, no ovo, os meus desejos de protesto e de revolta."

Porque é que a digestão sem azia e egoísmo satisfeito e sem remorços serão estados paralelos? Aliás nada disto é rectilíneo se me permito fazer as mesmas analogias geométricas...

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Onde é que está a Catarina Furtado?

Sábado passado foi a abertura oficial da Capital Europeia da Cultura, Guimarães! Grande terra!
É claro que estive presente, eu e mais uns quantos do Porto. Relativamente às actividades propriamente ditas não posso dizer muito, não cheguei a tempo da sessão no multiusos que, pelo pouco que vi na televisão, pareceu ser engraçado. Em relação ao espectáculo de "La Fura del Baus", para além de ter sido uma desilusão em termos de originalidade, não havia as condições necessárias para receber tanta gente pelo que mais de metade das pessoas que estiveram presentes não conseguiram ver nada.
Tudo foi compensado no decorrer da noite. Por algum motivo que ainda me é desconhecido, arranjamos uma espécie de passaporte de bares. As regras desse passaporte eram simples: nos bares onde consumisses terias direito a um brinde e o passaporte seria carimbado. Ora, escusado será dizer que não foi necessário consumir em nenhum, bastava chegar lá, convencê-los a que o brinde fosse um shot e pimbas... bebida à pala a noite toda!
Foi uma noite super agradável, fomos bem recebidos em todos os bares por onde passamos e as pessoas nas ruas, que estavam super lotadas, encontravam-se embriagadas de boa disposição.
Digam o que disserem, o povo de Guimarães é acolhedor e tem um orgulho pela sua terra que não se encontra facilmente.
Deixo-vos uma amostra do que foi e continuará a ser a cidade de Guimarães ao longo do ano 2012.



Já agora, o vídeo da nossa busca à Catarina Furtado pois havia um mito de que era ela que estava a apresentar.
;)

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Alpes

Grandes novidades, para o ano que vem vou trabalhar para os Alpes com Eric Ragoucy (não, não espero que vocês o conheçam) em sistemas integráveis clássicos e quânticos.

Contracto de dois anos, um em Annecy (alpes franceses) e o segundo em Cergy-Pontoise (a 30 minutos de Paris).

A vida é bela!

Tiago

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Força Olga!

A Olga contou-me que vai amanhã a uma assembleia popular
Infelizmente não vou poder lá estar, mas deixo as sábias palavras de Zeca Afonso:


Força camaradas!

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Ao som do vibrafone

Esta noite, depois do pezinho de dança habitual, fui a uma jam session de jazz onde fiquei perdidamente apaixonada.
O som, o movimento de quem toca, a energia que se sentiu em toda a sala... Simplesmente fantástico!

domingo, 25 de setembro de 2011

Velocidades

A física alguns dias atrás
Estávamos todos à espera dos resultados do LHC, para tentarmos responder a questões tão fundamentais como:
  • A partícula de Higgs existe?
  • Existe supersimetria?
  • E dimensões extras compactificadas (tão fundamental para a teoria de cordas)?
  • Existem mais partículas desconhecidas (podendo explicar a matéria negra)?
E esta espera já era angustiante. Sim, demorou anos a ser construído e vai demorar anos a dar resultados concludentes.
Mas a física não pára, e outras experiências ocorrem... e uma delas pode ter consequências sobre uma teoria tão tem estabelecida como a relatividade.

Relatividade
Motivado pelas equações de Maxwell e trabalhos de Poincaré e Lorentz, Einstein propôs a relatividade restrita em 1905 adaptando assim o conceito de relatividade de Galileu ao facto que a luz tem velocidade constante independentemente do referencial.
10 anos mais tarde, Einstein propõe a relatividade geral.
Já há algum tempo que se sabe que a relatividade não é a resposta final à nossa senda pelo conhecimento profundo do universo, sobretudo por dois motivos:
  • A teoria não é compatível com a mecânica quântica, daí a necessidade de novas teorias, como a teoria de cordas ou gravitação quântica em lacetes...
  • Há certos problemas em cosmologia que não são bem explicados pela relatividade geral, mas disso eu não sei nada.
Uma nova pedra no lago
Apesar de tudo, a relatividade tem resistido muito bem à usura do tempo. Mas uma possível nova descoberta poderá abalar a ciência e dar novas físicas ao mundo: Os neutrinos viajam mais rápido do que a luz.
Primeiro é de enaltecer a maneira humilde como foi divulgado: temos estes resultados chocantes, pedimos que alguém confirme ou encontre um erro.
Logo, é esperar para ver. Mas a ser verdade o que é que isto significa?

domingo, 31 de julho de 2011

Cigarras e números primos

Todos nós estamos habituados ao zinfrim que as cigarras fazem todos os verões.
Ora, existem algumas raças de cigarras que não aparecem todos os ano, tendo ciclos mais longos: de 13 aou 17 anos.

Porque é que as cigarras escolheram estes períodos e não 14?
A resposta é curiosa, 13 e 17 são números primos e isso dá uma vantagem evolutiva. Porquê?

Imaginemos um predador que passa por lá todos os 6 anos? Com qual frequência ele se cruza com as cigarras? Apenas todos os 78 anos (ou 102 anos para ciclos de 17) isso porque 6 e 13 (ou 6 e 17) são primos entre si. Vejamos por exemplo se as cigarras aparecessem todos os 14 anos, o predador e as cigarras coincidiam todos os 42 anos.

Como nota final, números primos só não protejem de predadores com ciclos de 1 ano ou de 13 anos (ou 17 anos).
Tudo bem, que maior parte dos predadores aparece todos os anos, mas haveriam alguns que se poderiam adaptar a ciclos mais elevados, mas acontece que 13 e 17 parece ser demasiado elevado.

Referência
 
Ainda nos números primos, existe uma página do Wikipédia chamado lista de primos.
Espero que apreciem a ironia. 

terça-feira, 28 de junho de 2011

Viagem

Já disse à senhora Olga, mas agora anuncio publicamente.

Este Verão vou viajar com o João Nuno e o João Coelho por esta Europa fora (a Olga já disse que nos acompanhava).
O projecto por alto é o seguinte:

07 de Agosto : Brindisi (Itália)
08 de Agosto : Atenas (Grécia)
10 de Agosto : Salónica (Grécia)
13 de Agosto : Istambul (Turquia)
16 de Agosto : Sófia (Bulgária)
19 de Agosto : Bucareste (Roménia)
21 de Agosto : Cluj (Roménia)
23 de Agosto : Budapeste (Hungria)
26 de Agosto : Volta por Paris (França)

Poderá ainda haver mudanças...

Queria convidar todos aqueles que tiverem este tempo disponível (e dinheiro disponível, infelizmente na vida nada se faz sem dinheiro).

PS: passaporte obrigatório! (para entrar na Turquia)

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Citação

"Nowadays, mathematics becomes more and more nonassociative (see §1
below), and my prediction is that in few years nonassociativity will govern
mathematics and applied sciences."
Radu Iordănescu

PS: Pode parecer que não, mas o que ele afirma é que a investigação em matemática (e física-matemática) vai-se concentrar em estruturas mais complexas onde se perde a associatividade: (x∙y)∙z≠x∙(y∙z) em geral. Discordo.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Aulas

Está decidido, a partir do início de Setembro começo a dar aulas de Cálculo Diferencial e Integral I. Quatro horas por semana, possivelmente mais do que 100 alunos e em francês.

Não sei se deva sentir-me feliz ou nervoso...

segunda-feira, 23 de maio de 2011

No ar

É ao grande Maxwell que devemos aquelas quatro belas equações que descrevem a electricidade e o magnetismo.

O que fazemos quando temos à nossa frente equações? Simplificamos e tentamos retirar o máximo de informações possíveis. Ele assim o fez, colocou-as no vazio e descobriu que elas descreviam uma onda. Calculou a velocidade dessas ondas. E "eu conheço esta velocidade, é a velocidade da luz".

Na sua condição de Homem imerso no seu tempo ele "sabia" que as ondas propagam-se em meios. Como é que a luz se pode propagar no vazio? Tem que haver alguma coisa... uma substância fina o suficiente para que não perturbe os planetas mas que sirva de meio à luz, o éter. Conclusão, a luz, os raios X e as ondas rádio propagam-se pelo éter.

Ainda hoje, os russos dizem no éter, quando falam de rádio. E é discutível que a expressão ocidental no ar tenha a mesma origem, mas que pouco a pouco se tenha transformado em algo mais terra-a-terra...

Não seria maravilhoso se na televisão eles dissessem estamos no éter?

Informação tirada d'O Mundo Assombrado pelos Demónios de Carl Sagan

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Agenda - troquei o projecto 75 :) pelo projecto vamos ver se faço 4...

É provavel que não consiga fazer a 3ª, mas a intençao é que conta....
O plano de treinos já esta em marcha :)
Abraços
  • Corrida do São Joao, Junho, 15Km
  • 18 de Setembro, 10h00:
    Meia Maratona SportZone, 5ª edição
  • 6 de Novembro, 9h00:
    EDP Maratona do Porto, 8ª edição
  • 18 de Dezembro, 18h00:
    Liberty Seguros São Silvestre Cidadedo Porto, 18ª edição.

terça-feira, 3 de maio de 2011

Coisas dum país frio

Finalmente o frio deu lugar ao calor e pequenas folhas anunciam a primavera...


domingo, 1 de maio de 2011

Um Domingo exemplar

Enquanto uns dão aulas na universidade e outros mergulham nus no outro lado do mundo, eu passo um belo domingo deitada no meu sofá novo (que por coincidência, ou não, é igual ao do Roldão)... Que bem que sabe!
Num dia dedicado inteiramente a mim e à minha vontade (ou falta dela), decidi partilhar convosco uma animação linda que vale mesmo a pena ver.
Espero que gostem tanto quanto eu.

Objectivos do dia:
- dormir
- comer
- só levantar quanto estritamente necessário
;)

quarta-feira, 27 de abril de 2011

quinta-feira, 21 de abril de 2011

I'm the math teacher bi*ch

Ontem tive uma pequena reunião com a directora do Departamento de Matemática e Estatística, e se tudo correr bem vou ensinar aqui na universidade o ano que vem.

Claro que será um curso básico (ano 0 ou 1), cruzo os dedos para que seja álgebra linear (ano 1). Agora tenho que esperar que os professores escolham os deles e depois será a minha vez de escolher.

Estou feliz.

PS: Ricardo, não leves a mal a brincadeira com o título.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Eu sou contra a entrada do FMI em Portugal

e tu?

P.S. é minha impressão ou o David Santos de Noiserv fala como o Paulo Bento, apenas um pouco menos tranquilo? http://youtu.be/aSHnHePLV90

domingo, 10 de abril de 2011

Bangladesh

Este mês, o Mundo Diplomático dedica dois artigos ao Bangladesh. Se puderem, dêem uma vista de olhos.

Introdução

O Bangladesh é um pequeno país (uma vez e meia Portugal) extremamente populoso (150 milhões de habitantes). A capital é Dhaka e conseguiu a independência do Paquistão em 70-71, através duma guerra mortífera.

Indústria têxtil

A industria têxtil, mais do que outra qualquer indústria, procura mão de obra barata. E digo, mais do que outra qualquer, porque em outras indústrias, mão de obra qualificada ou acesso a matérias primas ou energia têm um papel algo importante.


Ora, o Bangladesh é barato. Com um ordenado de base "ultra leve" de 17€ por mês as multinacionais (tais como H&M, Tommy Hilfiger, Zara, Carrefour...) não desgostam do Bangladesh. A título de exemplo, o ordenado base no Vietname é 75€ e na Índia 112€.

A juntar a isto, vêm as más condições do costume, horas extraordinárias "voluntárias" não pagas, trabalho infantil, sindicatos controlados, não têm descanso semanal. Perante tais condições, os trabalhadores revoltam-se. Por exemplo, em Maio passado 50 mil operários manifestaram-se para pedir mais direitos e melhores ordenados, e foram reprimidos pelas forças armadas resultando em dezenas de mortos.

O que fazer, quando o capital tem a faca e o queijo? As multinacionais não terão pejo nenhum em deslocalizar-se e empurrar centenas de milhares para o desemprego.


40 anos depois, finalmente um tribunal de guerra

Em Janeiro, a primeira ministra lançou uma grande ofensiva contra o poder religioso. Primeiro risca da constituição as referências ao Islão e depois cria um tribunal de guerra para julgar os crimes de guerra perpetuados durante a ocupação paquistanesa em 70-71.

Aquando da guerra de independência, que nas estimativas mais negras poderá ter custado a vida a 3 milhões de pessoas, os fundamentalistas islâmicos eram contra a independência e por isso apoiaram a ocupação.

É saudável que o país finalmente julgue quem cometeu tais hediondos crimes. Mas a modo como o faz é questionável. Começar a prender os dirigentes dos partidos da oposição, nomeadamente o Jamaat-e-Islami, acusá-los inicialmente de crimes secundários (que nada têm a ver com os anos 70-71) para depois acusá-los de crimes de guerra. Proibir os livros do movimento em questão...

Começa a parecer uma caça cega às bruxas.Curiosamente, lembra certos ditadores magrebinos que perseguiam a oposição tratando-os por terroristas islâmicos e acusando-os de ter ligações com a Al-Qaeda.

Será que tudo isto é apenas o Bangladesh na sua senda de justiça ou é apenas uma deriva autoritária de destruição da oposição pela justiça e difamação?