Dobrar - Pôr dobrado. Fazer curvar, vergar ou torcer. Voltar. Passar além de. Passar por (para tomar outra direcção). Duplicar. Tornar mais forte, mais intenso, mais activo. Demover, modificar. Induzir. Fazer ceder, obrigar, coagir. Gorjear, cantar. Executar uma dobragem. Conseguir uma volta de avanço sobre alguém. Substituir um actor. Tocar (o sino) a finados. Duplicar-se;Ceder. Dar a volta. Multiplicar-se.

sábado, 20 de julho de 2013

Memórias triestinas

Às vezes pergunto-me, porquê tudo isto? que sentido faz? qual o nosso papel na sociedade? teremos que ter um papel nela? poderemos ser felizes sem contribuir para a sociedade? o que é que é considerado contribuir?
Cena de Trieste
Horas e horas a compreender estruturas abstratas;
como representar operadores em diferentes espaços...
Não falo de nada em concreto, mas vejamos alguns exemplos:
a) Um investigador numa área teórica, que sabe que o seu conhecimento vai ser diluído na torrente. Será útil para a sociedade?
b) Alguém que o seu trabalho seja enganar as pessoas para que elas comprem um produto que não querem, vulgo publicidade, pode essa pessoa orgulhar-se de ter um lugar na sociedade produtiva?
c) Um agricultor de subsistência, que pouco ou nada dá (e pede) à sociedade, podemos descontá-lo da nossa sociedade?
d) Alguém a quem a sociedade recusa a contribuição, terá que se sentir inútil
Teremos então algum critério de produtividade? Tudo o que a sociedade pague para ser feito? Ou usaremos um critério mais social?

Ou será que a questão de utilidade para a sociedade não faz sentido nestes tempos modernos?

Perguntas motivadas por uma discussão com Pietro Giavedoni nas ruas de Trieste e do texto da menina Ôlga.

Nenhum comentário: