Dobrar - Pôr dobrado. Fazer curvar, vergar ou torcer. Voltar. Passar além de. Passar por (para tomar outra direcção). Duplicar. Tornar mais forte, mais intenso, mais activo. Demover, modificar. Induzir. Fazer ceder, obrigar, coagir. Gorjear, cantar. Executar uma dobragem. Conseguir uma volta de avanço sobre alguém. Substituir um actor. Tocar (o sino) a finados. Duplicar-se;Ceder. Dar a volta. Multiplicar-se.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

No ar

É ao grande Maxwell que devemos aquelas quatro belas equações que descrevem a electricidade e o magnetismo.

O que fazemos quando temos à nossa frente equações? Simplificamos e tentamos retirar o máximo de informações possíveis. Ele assim o fez, colocou-as no vazio e descobriu que elas descreviam uma onda. Calculou a velocidade dessas ondas. E "eu conheço esta velocidade, é a velocidade da luz".

Na sua condição de Homem imerso no seu tempo ele "sabia" que as ondas propagam-se em meios. Como é que a luz se pode propagar no vazio? Tem que haver alguma coisa... uma substância fina o suficiente para que não perturbe os planetas mas que sirva de meio à luz, o éter. Conclusão, a luz, os raios X e as ondas rádio propagam-se pelo éter.

Ainda hoje, os russos dizem no éter, quando falam de rádio. E é discutível que a expressão ocidental no ar tenha a mesma origem, mas que pouco a pouco se tenha transformado em algo mais terra-a-terra...

Não seria maravilhoso se na televisão eles dissessem estamos no éter?

Informação tirada d'O Mundo Assombrado pelos Demónios de Carl Sagan

Um comentário:

Olga disse...

Muito bom!!! "No éter dentro de 1 minuto".