Dobrar - Pôr dobrado. Fazer curvar, vergar ou torcer. Voltar. Passar além de. Passar por (para tomar outra direcção). Duplicar. Tornar mais forte, mais intenso, mais activo. Demover, modificar. Induzir. Fazer ceder, obrigar, coagir. Gorjear, cantar. Executar uma dobragem. Conseguir uma volta de avanço sobre alguém. Substituir um actor. Tocar (o sino) a finados. Duplicar-se;Ceder. Dar a volta. Multiplicar-se.

segunda-feira, 8 de março de 2010

Que palavras andam a usar?

Há palavras que dão um gozo tremendo usá-las. Palavras que estavam olvidadas num sótão poeirento, algures (ou nenhures, quiçá), à espera de serem contextualizadas (ou de contextualizar).

E eis o momento vindo, e elas se insinuam peremptórias e ávidas de som. E uma força que pode mais do que nós, inexorável, mas ao mesmo tempo singela não nos permite escapar delas.

E vós, que palavras vos motivam?

PS: Este texto vem em consequência duma conversa com um amigo que achava estranho alguém ter uma palavra preferida (algures). E do comentário do Ricardo sobre o uso de inexorável.

3 comentários:

name disse...

pé ante pé, mas raramente tenho oportunidade de a usar..

name disse...

Passado um dias de ter reparado no inexorável, surgiu-me o visceral: custou-me um bocado a sair, tive que ir ao dicionário e tudo, para escrever uma ideia que estava a ter. Não me lembro se a li no livro tb, mas sei que um amigo meu daqui ma disse no dia seguinte, no carro, vésperas de ser operado ao apêndice..

Gosto muito das frases dos antigos, populares, diz que e nunca mais me esquece. Parece que desafiam tudo aquilo que nos ensinaram na escolinha sobre tempos verbais, não?

dinis disse...

Expressões que desafiam o que aprendemos na escolinha:

é muita giro

Todos os verbos onde se junta um a, tipo:

alembrar
arrebentar
...