Dobrar - Pôr dobrado. Fazer curvar, vergar ou torcer. Voltar. Passar além de. Passar por (para tomar outra direcção). Duplicar. Tornar mais forte, mais intenso, mais activo. Demover, modificar. Induzir. Fazer ceder, obrigar, coagir. Gorjear, cantar. Executar uma dobragem. Conseguir uma volta de avanço sobre alguém. Substituir um actor. Tocar (o sino) a finados. Duplicar-se;Ceder. Dar a volta. Multiplicar-se.

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Le rêve suisse

Confesso que nunca tive muito respeito pela Suíça.

Não sei, um país que é sintomaticamente neutro só o pode ser por interesse.

Mas isto passou todos os limites. Para quê impedir a construção de mesquitas com minarete? Será que as mesquitas vão começar a matar suíços?

Mas isso traz algumas questões fundamentais à baila: O que é a democracia? Deverá haver limites à democracia? São os direitos dos homens mais importantes que a democracia? Deverá haver uma elite que governe e evite este tipo de "crimes"?

Tantas perguntas. Lamento, não tenho nenhuma resposta, apenas um desgosto por existir esta nação helvética.

3 comentários:

Joana disse...

Nao sao só os suicos, os austríacos ainda sao piores!
Se voces tivessem assistido à discussao no passado mes de setembro quando foram as eleicoes regionais aqui em Voralberg (regiao austríaca onde estou a viver), tinham ficado como eu, incrédulos.

name disse...

o Polanski nao foi caço na suiça?

além disso, acho q o congresso americano conseguiu que eles abrissem os dados das contas de cidadãos americanos, não tenho a certeza como ficou esse processo..

dinis disse...

Sim, Joana, os suíços não são especiais, são apenas europeus.

E muito possivelmente esta lei passaria noutros países da Europa, quiçá mesmo em Portugal.

O que é que se pode fazer?