Dobrar - Pôr dobrado. Fazer curvar, vergar ou torcer. Voltar. Passar além de. Passar por (para tomar outra direcção). Duplicar. Tornar mais forte, mais intenso, mais activo. Demover, modificar. Induzir. Fazer ceder, obrigar, coagir. Gorjear, cantar. Executar uma dobragem. Conseguir uma volta de avanço sobre alguém. Substituir um actor. Tocar (o sino) a finados. Duplicar-se;Ceder. Dar a volta. Multiplicar-se.

terça-feira, 23 de junho de 2009

que terra é esta


Eu que ando cá fora a trabalhar, e que gosto de escrever, agradeço a iniciativa e o convite, e rasgo as fitas. Oh gente da minha terra, mas que terra é esta. Esta é uma terra em que acordas a um domingo de manhã e, se lesses o jornal, lerias (?) que o estado está falido e o governador - que por acaso é um actor de cinema austríaco - ameaça fechar as portas do governo. E a única maneira de o fazer dizer "No problema baby" seria um empréstimo, não do governo federal, mas sim de Wall Street!
Sim. Portanto acordas bem disposto nesta terra, e a 1ª coisa que fazes é falar com a gente da tua terra, que por sinal está a sair do trabalho ou, sendo domingo, a deitar-se. Depois do momento Marconi, calças as tilhas e sais para uma corrida. É uma terra onde Vês mar, vês turistas, queimas o tronco nu e pensas no amanhã. Acabas no parque da cidade, que por sinal tb acaba no mar, e ouves um concerto de reggae/ska. É uma terra onde Não podes parar porque queres correr a maratona da cidade, e então continuas. Queres beber água, perdes-te, uma senhora simpática encontra-te, dá-te boleia, e topa que és português - Como? - By the accent responde. É uma terra onde Continuas cansado, e ainda no parque ouves outro concerto, rock, apetece-te, perdes-te outra vez, e encontras um choro perdido. É preto, é grande, tem tranças, e grita aflito. Perguntas, abraças, descobres que acabou de descobrir que o filho é gay, e abraças novamente. É uma terra onde Ele tem medo que os avós, que são gangsters, não aceitem o neto gay. Diz para te divertires, e assim fazes. É uma terra onde Bebes bebidas energéticas de graça, e ouves uma das tuas bandas favoritas dos anos noventa, a tocar uma das tuas músicas favoritas do momento. De graça, encostado ao palco, em contacto visual com o vocalista giro que já não vias desde o Sudoeste doutros tempos, onde dava toques na bola. Danças de calções, abanas a cabeça de sapatilhas, e bebes de graça novamente. É uma terra onde As gajas são giras, os jovens são o mesmo de sempre, e sentes-te velho, cansado e ao sol. É uma terra onde ouves Bon Jovi e os motoristas dos autocarros cumprimentam-te e perguntam como estás? Toda a gente mete conversa com toda a gente, e no 2º transporte ouves a história duma Maria Helena, cujos pais ricos não gostavam dele, confessa-te. É uma terra onde descobres que isto se passou no 9º ano da escola, mas que não se esquece. Onde chegas a casa e os teus roommates estão a dar-lhe forte na cerveja de domingo à tarde.
É uma terra onde trabalhas e me deito quando vocês acordam. É uma terra como tantas outras e também é minha. É uma terra onde portugal está sempre presente. É a minha terra, a vossa. Obrigado João!

Um comentário:

João disse...

Quando é a maratona aí da Terra?

Ando a treinar para os 10 Km de Aveiro, mas na verdade não treino muito :). As duas únicas vezes que competi fiz:
55m59s nos 10 Km de Aveiro 2008
55m12s nos 10 Km Vila Conde-Póvoa há dois meses...record pessoal portanto..
Não me consigo imaginar a fazer 40Km, seria um sofrimento terrível...

E bola não?